Notícias
Por: Desencarcera Brasil
24/10/2020

Eleições 2020- Agenda Municipal pelo Desencarceramento

A Associação de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade de Minas Gerais (Grupo de Amigos) e a Frente Estadual pelo Desencarceramento de Minas Gerais (Desencarcera MG)  apresentam um programa popular pelo desencarceramento aos/às candidatos/as às eleições municipais de 2020 no estado de Minas Gerais. O objetivo é fortalecer a proposição de políticas municipais que se pautem pelo compromisso com o enfrentamento ao encarceramento em massa e ao genocídio da população negra em Minas Gerais.

O Grupo de Amigos nasceu em 2007 a partir da articulação familiares de pessoas privadas de liberdade em Minas Gerais e tem como fundadora Maria Teresa, uma ativista de direitos humanos que é uma referência nacional na pauta prisional. A Associação compõe a Agenda Nacional pelo Desencarceramento desde seu surgimento e em 2018
começou a articular a Desencarcera MG, que hoje mobiliza uma rede composta por milhares de pessoas, em sua maioria mulheres familiares de pessoas em privação de liberdade, e dezenas de entidades, coletivos e movimentos sociais que atuam direta ou indiretamente na pauta do desencarceramento no estado.

É necessário e urgente fechar as comportas do sistema penal e estancar as “veias abertas” do sistema prisional brasileiro com o fortalecimento de políticas municipais de acesso universal a direitos dentro e fora do cárcere, e de enfrentamento concreto às violências estruturais para interromper o ciclo perverso de criminalização e vulnerabilização imposto sobre pessoas em territórios periféricos. Puseram assim a Agenda Municipal pelo Desencarceramento de Minas Gerais, para fortalecer o compromisso de candidatas e candidatos às eleições municipais de 2020 com a pauta antirracista pelo fim do encarceramento em massa e genocídio da população negra,
e pelo combate à tortura e da garantia dos direitos humanos de pessoas em privação de liberdade e seus familiares

Para acessar a Agenda  clique aqui.

A Agenda será lançada em uma live-ato com a participação de mais de 20 familiares de presos de todas as regiões do estado!

Para assistir à live- ato clique aqui.

Os candidatos à vereança ou prefeitura em cidades de Minas Gerais podem aderir à Agenda postando em suas redes sociais um apoio público à Agenda da forma que preferirem (vídeo, post, foto…), marcando o DesencarceraMG e preenchendo o formulário abaixo:

Para acessar o formulário clique aqui.

Após a adesão vamos divulgando em nossas redes sociais as candidaturas comprometidas com o nosso programa popular de enfrentamento ao encarceramento em massa, à tortura e ao genocídio da população negra e periférica de Minas Gerais!

Para baixar os cards relacionados à agenda e postar nas suas redes em apoio à Agenda  clique aqui

Instagram: instagram.com/desencarceramg

Facebook: facebook.com/gafpplmg

Twitter: twitter.com/desencarceramg